Ultima atualização 09/05/2022
Não dá pra negar: passamos cada vez mais tempo na internet. A pesquisa TIC Domicílios 2020 aponta que, no Brasil, 81% da população acima de 10 anos de idade está conectada. Além disso, o relatório State of Mobile 2022 revela que nosso país é líder no uso de celular, com mais de 5 horas diárias. Bastante coisa, né?
Não é à toa que aplicativos de comunicação se tornaram os principais canais para aplicar golpes. Estando mais conectados, ficamos mais disponíveis, expostos e vulneráveis à ação de criminosos. Com tanta informação chegando por todos os lados, como saber o que é real e o que é dor de cabeça?
Nossas áreas de Prevenção a Fraudes e Segurança da Informação têm a resposta. Abaixo, ensinamos você a se proteger quando o assunto são links falsos. Confira as dicas:
1 – Verifique se a conexão é segura
Já reparou que endereços de sites são sempre iniciados por http:// ou https://? A letra “s” faz toda a diferença. Ela garante que ninguém vai conseguir codificar os dados compartilhados, caso a conexão seja interceptada. Ah, e preste atenção ao navegador: sites confiáveis têm o ícone de um cadeado ou palavras como “seguro”, “protegido” e “verificado” na barra de endereços.
2 – Use um verificador de sites
Vários serviços online e gratuitos analisam se uma página da web é segura ou não. O Google Transparency Report está disponível em português e é um dos mais recomendados para encontrar possíveis falhas de segurança (clique aqui para acessar). Se o site que você está pesquisando não passou no teste do verificador, não compartilhe dados por meio dele.
3 – Busque selos de segurança
McAfee, GeoTrust, Google Trusted Store, PayPal, Truste e Norton são alguns dos certificados conhecidos que podem ser encontrados em páginas seguras. Clique sobre as imagens e veja se o site mostra o detalhamento do serviço de segurança oferecido pelo certificador. Em páginas falsas, esses selos não são clicáveis.
4 – Fique de olho nos sinais
Sites com aparência antiquada, textos com muitos erros de ortografia, linguagem estranha (caso você já conheça a marca ou instituição), anúncios e pop-ups que ficam piscando de forma insistente na tela, alertas de segurança do navegador… Vários sinais revelam que um site é falso ou pode causar danos. Esteja sempre alerta.
Na dúvida, conte conosco 😊
Entre em contato com o seu Posto de Atendimento, mande um e-mail para notifique@ailos.coop.br ou fale com o SAC pelo número 0800 647 2200 e chat da Conta Online.
Juntos, garantimos a sua segurança e bem-estar durante o ano todo.
Commentaires