As aferições realizadas pela própria instituição fazem parte do escopo obrigatório da Certificação da Qualidade
De 9 de novembro do ano passado até esta segunda-feira (30/05), a Mútua realizou mais um ciclo de auditorias internas nas 27 Regionais, para verificar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), a ISO 9001.
As auditorias internas começaram na Caixa-SC e foram finalizadas em Goiás. “O objetivo é sempre buscar por melhorias constantes dos produtos e serviços prestados pela organização, verificar diversos itens, entre eles o mapeamento e o fluxo dos processos, o gerenciamento de risco e as ações corretivas”, indica o assessor de Qualidade da Mútua, Cláudio Monteiro.
Nas Regionais, a auditoria interna da ISO analisa os requisitos estabelecidos pela Mútua, em sua Política da Qualidade, e, também, os requisitos da Norma ISO 9001, a fim de seguir eficazmente com seu Sistema de Gestão da Qualidade.
Conforme explicou o assessor de Qualidade, existem dez requisitos na normatização da qualidade na Mútua, sendo cada um deles composto por diversos subitens – mais de 200, no total. Entre eles, a gestão dos convênios e contratos, o processo de inscrição de novo associados, diretrizes para a prestação de contas das Caixas, o padrão das solicitações de Benefícios, a montagem e tramitação dos processos de compras e a avaliação dos fornecedores. Também são incluídas, no relatório de auditoria interna das Caixas, as melhorias alcançadas pelas Regionais – sejam na infraestrutura, nos sistemas e até com o pessoal.
A segunda etapa da auditoria interna ocorrerá na Sede da Mútua, em junho. A seguir, será realizada a auditoria externa, pelo órgão certificador independente que deverá avaliar a manutenção da ISO 9001 na Mútua.
Alline Abreu – Comunicação/Mútua
Fotos: Assessoria de Qualidade da Mútua e Regionais
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