Última atualização: 02/03/2023 às 13h38
“Quero receber, em 30 dias, várias políticas públicas para serem encaminhadas aos ministérios, nos setores de pesca, habitação, saneamento, mineração etc.”, desafiou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, os novos coordenadores dos fóruns consultivos do Conselho, eleitos nos últimos dois dias durante o 12º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Temos muito conteúdo acumulado, agora é colocar no papel”, encorajou Krüger.
O discurso do dirigente do Conselho Federal fez parte da solenidade de encerramento do Encontro, quando as lideranças recém-eleitas e as que concluíram o mandato receberam certificados que comprovam a atuação em prol da sociedade. “Se precisarem de mais reuniões, não há problema nenhum, desde que dessas reuniões saiam produtos. 2023 será um ano brilhante para todos nós”.
Krüger ressaltou a realização do Café & Política, encontro que reuniu cerca de 120 parlamentares, integrando-os às mais de mil lideranças profissionais participantes do Encontro. “Ontem fizemos uma grande demonstração de força para nossos profissionais. Mas agenda parlamentar a gente faz todo dia, nas 27 Unidades da Federação”. O presidente fez questão de destacar também a programação do Programa Mulher, que contou com presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. “Agora queremos que até a Soea, em agosto, já esteja implementada em cada estado pelo menos uma entidade de classe de mulheres”. Os trabalhos do Crea Júnior também foram ressaltados. Krüger destacou a necessidade de regulamentação do fórum por meio de projeto de lei.
Em sua mensagem aos participantes do 12º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, o vice-presidente do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, comentou sua expectativa para o ano de 2023. “Acompanhamos os trabalhos das coordenadorias, do Colégio de Presidentes, do Colégio de Entidades Nacionais com muita motivação em propor ideias, soluções, encaminhamentos para o nosso Sistema Confea Crea e Mútua. A gente viu o comprometimento por onde passamos. Enxergamos e constatamos que estão todos motivados para fazer um grande ano”, disse.
O Programa Fortalece, de redistribuição de recursos entre os Creas, criado pelo Confea no ano passado, foi o destaque da fala do coordenador reeleito do Colégio de Presidentes, eng. agr. Ulisses Filhos, que preside o Crea-PI. “Nesse programa, o que se privilegia é a realidade dos regionais. Conseguimos buscar uma solução rápida a uma questão que era antiga no Sistema”, disse, antes de se colocar à disposição dos coordenadores nacionais de câmaras especializadas.
O presidente da Mútua – Caixa de Assistência aos Profissionais do Crea, eng. agr. Francisco Almeida, agradeceu ao Sistema Confea/Crea e Mútua. “Agradeço pelo acolhimento de todos incorporando a nossa caixa ao Sistema. Para mim é muito importante esses 42 anos de Sistema. É um sacerdócio. Estamos todos aqui para defender a Engenharia, Agronomia, Geociências e principalmente a sociedade”, afirmou, parabenizando todos os novos representantes eleitos.
Eleito para coordenar o colegiado que reúne as entidades de classe nacionais, o presidente da Confederação das Federações de Engenheiros Agrônomos do Brasil e ex-conselheiro federal, eng. agr. Kleber Santos, afirmou sobre o importante papel das lideranças profissionais. “É passageiro, mas que nossa passagem seja marcante, para os profissionais e para o país. Estou à disposição para contribuir pela Agronomia, pela Engenharia, pelas Geociências e pela inserção internacional cada vez mais forte”.
Ao representar as coordenadorias de câmaras especializadas, o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas (CCEGEM), eng. minas e seg. trab. Wenderson Laverrier Araújo Melo (Crea-PB), manifestou o trabalho desenvolvido no ano anterior, conduzido pelo ex-coordenador, geol. Carlos Craveiro, com apoio do conselheiro federal geol. Mário Magalhães e do ex-conselheiro federal eng. minas Renan Guimarães. “Este ano, acatamos bem a pauta encaminhada e com alguns ajustes esperamos que seja um ano de muito sucesso”, disse.
Primeira vez coordenadora de um fórum do Sistema Confea/Crea e Mútua, a eng. quím. Ingrid Reinehr está à frente do Crea Júnior. Durante o encerramento do 12º EL, Reinehr fez um balanço sobre o trabalho do grupo nos últimos três dias. “É importante ampliar o conhecimento dos acadêmicos e jovens profissionais quanto às questões jurídicas da profissão. Isso não tem nas universidades. É fundamental que o Crea Júnior esteja em contato com as lideranças”, pontuou.
Realizado anualmente no mês de fevereiro, o Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua marca o início dos trabalhos dos fóruns consultivos do Conselho: as coordenadorias nacionais de câmaras especializadas, os colégios de presidentes de Creas, de entidades nacionais e de entidades regionais, o Crea Júnior, o Programa Mulher e as entidades precursoras.
Beatriz Craveiro e Henrique Nunes Equipe de Comunicação do Confea Fotos: André Almeida, Alex Nogueira, Marck Castro, Thiago Zion, Yago Brito
Opmerkingen