Ultima atualização em 13/03/2023 às 15:10 horas
O nicho de embarcações elétricas pessoais vem ganhando espaço no mercado com conceitos inovadores e extravagantes. A americana Tarform, apesar de atuar no ramo de motos elétricas, também está de olho nessa tendência.
A empresa acaba de apresentar o Raye, um veículo diferente que troca as duas rodas por um casco elegante inspirado no formato fluido das arraias.
O conceito de jet ski foi projetado para entregar alto desempenho.
A Tarform planeja lançar dois modelos da embarcação, ambos com propulsão a jato alimentada por um motor elétrico.
A variante com menor potência terá um motor de 52 kW (ou 70 cavalos), já a mais potente terá 89 kW (o equivalente a 120 cavalos de força).
Serão oferecidas ainda duas opções de bateria, com autonomia de uma e duas horas de navegação, respectivamente.
Segundo a fabricante, o Raye pode atingir até 80 km/h. As outras especificações técnicas ainda permanecem em segredo.
O design também remete a primeira motocicleta elétrica da marca, a Tarform Luna, um modelo totalmente feito à mão e personalizado anunciado pela empresa em 2018.
As semelhanças não param por aí. Aparentemente, o jet ski também terá outros recursos da Luna, como atualizações remotas de software (“over-the-air”), diversos sensores e até recursos de aprendizado de máquina “para uma experiência mais integrada e conectada”, diz a Tarform.
Por enquanto, vale ressaltar que o projeto ainda está em fase inicial, ou seja, ainda não é certo se o protótipo de jet ski a jato vai se tornar um modelo de produção.
Quanto custa o jet ski a jato?
No fim, para um passei mais emocionante na água, o comprador terá que desembolsar US$ 68 mil pelo “brinquedo”, pouco mais de R$ 356 mil na cotação atual. Pelo menos esse é o preço estimado atualmente pela fabricante.
Matéria Escrita por Gabriel Sérvio
Imagem principal: Divulgação/Tarform
Comments