CONTORNO VIÁRIO DE FLORIANÓPOLIS ENGENHEIRO ÁLVARO DE SIQUEIR PITTA: ESTE É O NOME QUE DESEJAMOS
Contorno Viário da Grande Florianópolis inaugurado e, finalmente, aberto ao trânsito, marca um passo significativo para nossa região. O sucesso desta empreitada é fruto do esforço coletivo de diversas entidades, imprensa local, políticos, população e empresas privadas.
Além do trabalho incessante para a efetiva conclusão das obras do Contorno, as Entidades Representativas do COMDES, aliadas à outras Entidades e Instituições, desejam a mudança do nome dessa importante via, agora entregue ao tráfego.
A Associação Catarinense de Engenheiros – ACE, ao receber do Ex-Presidente, Eng. Aníbal Borin, a proposta para homenagear o ENG. CIVIL ÁLVARO SIQUEIRA PITTA, com o nome do Contorno Viário de Florianópolis, não só aprovou como também propôs ao CREA-SC, à FIESC, ao SENGE, à ACEOP e ao COMDES, para que juntos conquistássemos essa merecida homenagem, ao saudoso Engenheiro que muito fez pelo nosso Estado, pela Engenharia, pela sociedade. Pitta foi um dos líderes na concretização do Curso de Engenharia Civil na UFSC.
Foi um dos precursores na luta pela Duplicação da Rodovia BR-101, desde a década de 80, integrando a luta das Entidades de Classe de todas as áreas. Essa proposta foi levada à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, às mãos do Dep. Estadual José Milton Scheffer, pede mudança do nome do Contorno Viário da Grande Florianópolis, para ENG. CIVIL ÁLVARO SIQUEIRA PITTA, cuja indicação foi aprovada e que apela ao Senador Esperidião Amin para auxiliar no fortalecimento da escolha do novo nome no Senado Federal.
Apesar da conquista da abertura do Contorno Viário ao tráfego, ainda há desafios pela frente. Devemos agora focar no que a Artéris ainda precisa executar para considerar a obra concluída. São ações relacionadas à segurança do tráfego, conclusão de viadutos e acessos pendentes, acabamentos de taludes e áreas lindeiras e atender às demandas que, há 12 anos, não eram previstas e que agora são essenciais.
Tem-se também ações relacionadas aos impactos causados às áreas de entorno por conta da implantação do Contorno Viário da Grande Florianópolis, impactos esses previstos e que certamente previstos também a recuperação.
Desses impactos, abordamos a alteração da dinâmica dos escoamentos superficiais das águas, quer de fluxos naturais, das precipitações pluviométricas, de áreas úmidas e enxarcadas e outras situações. É preciso que a Artéris faça um levantamento, ponto a ponto, ao longo do Contorno, para verificar se se criou ou não áreas inundáveis ou aláveis, colocando em risco propriedades lindeiras ao Contorno e implantar dispositivos de drenagem que impeças esses problemas. Tem-se também as vias locais utilizadas como caminho de serviço para a construção das obras, que poderão terem sido danificadas em função do trânsito de caminhões pesado, danificando a estrutura do pavimento, da drenagem, etc.
Não há dúvida de que se trata da maior obra de Engenharia Rodoviária na atualidade no Brasil, agora entregue ao tráfego. São 50km de pura tecnologia de primeiro mundo, aplicada em todas as áreas que compõem as pistas de rolamento, desde a terraplenagem que superou os quase 70% de extensão de áreas úmidas e solos de baixa capacidade de suporte, exigindo soluções de geotecnia avançadas. Ainda nessa área da geotecnia, vencer as instabilidades de taludes de cortes e aterros, certamente não foi tarefa fácil, basta olhar para as obras de contenções implantadas e ver a imponência e a solidez das estruturas e sentir a confiança que nos são transmitidas ao transitar pela via.
As tecnologias empregadas na pavimentação, resultando na qualidade da pista de rolamento que se pode perceber e sentir pela ausência de “irregularidade do pavimento”, garantido a segurança, o conforto e a boa funcionalidade do pavimento.
Não há como deixar de enaltecer a plasticidade arquitetônica dos viadutos e pontes executadas, oferecendo uma estética inquestionável dessas obras de arte especiais. Lamentavelmente alguns dos viadutos de passagens superiores apresentaram deficiências operacionais em função do projeto ter falhado no dimensionamento geométrico das faixas de rolamento – pouca largura, aliado ao raio horizontal adotado, dificultando a passagem simultânea de caminhões ou ônibus de grande porte, simultaneamente.
Entendemos que em função das obras que ainda precisam ser concluídas, a ARTÉRIS deva divulgar um documento descrevendo o que efetivamente ainda falta concluir, qual o prazo que necessitará para concluir essas obras e quais as providências que ela, Concessionária, tomará para amenizar a insegurança e desconforto dos usuários nesses locais.
Sugere-se que a ANTT cobre da ARTÉRIS a implementação de um Plano de Comunicação sobre o tema, de maneira que a comunidade seja informada. Este Conselho continuará atento no acompanhamento da implementação das medidas necessárias para a eliminação de impactos negativos causados em função das obras do Contorno Viário.
É muito importante que as Entidades que compõem o COMDES e a sociedade da região Metropolitana, organize um evento para celebrar essa conquista, do nosso jeito, da nossa maneira no nosso local desejado. Depois nos reunirmos e discutirmos os projetos pendentes, garantindo assim que a conclusão total do Contorno Viário da Grande Florianópolis, de fato se concretize.
Este é o momento de agir com seriedade e preparar o palco para um novo ciclo de realizações. Vamos continuar nossa jornada em busca da realização de 100% dos nossos objetivos!
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